terça-feira, janeiro 19

34 mil portugueses infectados. Prevenir? Claro!




A estimativa no relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas para a SIDA conta 34 000 portugueses infectados.

Entre adultos e crianças (maiores de 15 anos) este é o número de infectados no ano passado com o vírus de HIV/SIDA em Portugal, de acordo com o relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas para a doença (ONUSIDA).

O mesmo relatório adianta também que o número de mortes de adultos e crianças portuguesas no ano passado devido à doença foi inferior a 500.


Já o relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) sobre a situação epidemiológica da infecção VIH/Sida precisa que a 31 de Dezembro de 2008 se encontravam 34 888 casos notificados.

O maior número de casos notificados é de utilizadores de drogas por via endovenosa, representando 42,5 por cento de todas as notificações, reflectindo a tendência inicial da epidemia no País.

O número de casos associados à infecção por transmissão sexual (heterossexual) representa o segundo grupo com 40,0 por cento dos registos e a transmissão sexual (homossexual masculina) apresenta 12,3 por cento dos casos.

As restantes formas de transmissão correspondem a 5,2 por cento do total. Os casos notificados de infecção VIH/SIDA que referem como forma provável de infecção a transmissão sexual (heterossexual) apresentam uma tendência evolutiva crescente.

Fontes: criasnoticias.wordpress.com

Sem comentários: